Páginas

Maranhão na Imprensa Nacional



O Maranhão, especialmente a cidade de Bacabal, foi o centro do noticiário nacional na área policial, na saúde e na política durante esta semana (de 30/01 a 05/02).

A bombástica realidade do nosso sistema prisional ecoou em meio às autoridades estaduais, que disseram nada souber da situação no interior do estado, virada manchete no programa Fantástico, da Rede Globo.

A imprensa, o Executivo, o Judiciário ficaram em meio ao fogo cruzado. De quem é a culpa? Acabou sobrando para o chefe regional da Policial Civil do Médio-Mearim, que foi afastado do cargo de chefia.

Na saúde, assistimos literalmente uma criança maranhense morrer nos braços da mãe, fato que foi exibido em rede nacional no Brasil Urgente, da BAND. A lição que fica disso é a seguinte: as autoridades precisam olhar com mais carinho para o povo.

No noticiário político, mais uma vez, como disse o Jornal Nacional, ou melhor, pela quarta vez, José Sarney assumiu a presidência do Congresso.

Enquanto isso, o Maranhão continua vice-líder no ranking da pobreza; 50% do povo maranhense vivem ou na pobreza ou na miséria, conforme o IBGE; e somos o estado com um dos maiores índices de analfabetismo. Seria bom que nossos políticos que chegam a Brasília e aos poderes estaduais pelo menos refletissem sobre a situação do Maranhão em meio a tudo isso.